O Unboxing de hoje traz : o dia das mães, suas origens, seus aspectos comerciais e de consumo e sua representatividade enquanto momento de diversidade e inclusão.
E, mesmo diante de todo o apelo de consumo em torno da data, preferimos percebê-la como mais uma oportunidade de expressar nosso amor e gratidão à pessoa que tanto se dedicou em nos alimentar, educar, amar e proteger.
Então, vem com a gente conhecer algumas curiosidades deste dia.
Por que o Dia das Mães é comemorado em maio?
O dia das mães é a data destinada à celebração da figura materna, valorizando seu papel no núcleo familiar e social.
Sua origem remonta já aos tempos da Grécia antiga, onde encontramos indícios de homenagens através de oferendas à Deusa que representava a figura materna principal da civilização grega.
Nos tempos mais modernos, podemos atribuir sua origem à jovem Norte Americana Anna Jarvis que em 1907 sofreu com o falecimento de sua mãe, a ativista Ann Jarvis. E na intenção de amenizar a sua dor, seus amigos decidiram a celebrar vida e lembrança dela. A festa ocorria sempre no segundo domingo de maio – pela proximidade do falecimento.
No decorrer dos anos e com a divulgação das comemorações realizadas por Anna e seus amigos, a data foi tomando outras proporções. Então, passando a ser considerada pelas entidades políticas em 1914, feriado nacional nos Estados Unidos da América.
Oficialização da data no Brasil
No Brasil, oficialmente incluímos a data no calendário em 5 de maio de 1932. Neste dia, o então Presidente Getúlio Vargas, pelo Decreto Nº 21.366, instituiu que o 2º segundo domingo de maio passaria a ser consagrado às mães.
Celebração e comercialização
De fato, é um dia especial, e que em diferentes contextos move em nós a intenção de expressar, celebrar e homenagear com amor, gratidão e afeto a figura materna de nossas vidas.
Muitas famílias realizam programações especiais no segundo domingo de maio, promovendo almoços, jantares, passeios e viagens. Passando juntos esse dia, aproveitando a convivência familiar para expressar todo amor.
Na tentativa de demonstrar e expressar gratidão, muitas pessoas compram flores, perfumes, roupas, para presenteá-las.
Neste ponto, estamos falando do aspecto comercial da data, se configurando como um dos dias mais importantes para o comércio e para o consumidor. Gerando grande fluxo de capital para pequenas e grandes empresas.
Lojas aproveitam a data, promovendo campanhas promocionais, com sorteio e descontos para atrair mais consumidores.
Esta agitação comercial que a data acaba gerando, muitas vezes, leva a observações críticas quanto ao verdadeiro significado da data em detrimento à oportunidade de gerar capital através do consumismo.
Mães, diversidade e inclusão
Seja como for, o dia das mães é uma oportunidade de reconhecer aquelas pessoas que ao longo dos anos desempenham um papel vital em nossas vida. Através da manifestação de amor, suporte e orientação.
Então, podemos lembrar aqui que, nem sempre a figura materna é a mãe biológica. Elas podem mães adotivas, madrastas, avós, pais solteiros que assumem papel de mãe e pai, dentre outros que possibilitam o conforto afetivo de um amor materno.
Independentemente de quem seja esta pessoa na sua vida, é importante reconhecer e valorizá-la. Todos que tenham um impacto significativo nas vidas das crianças, jovens e adultos merecem ser por nós incluídos, respeitados e celebrados.
Gostou do unboxing de hoje?
Já celebrou sua figura materna hoje?