O Empreendedorismo Criativo é um dos mais novos do muitos tipos de empreendedorismos. Ele é conhecido por contemplar a vanguarda das práticas inovadoras nos negócios que vemos por aí.
Seu maior combustível é a criatividade e tem como grande parceira sua prima: a inovação. (Por isso, também, ele é um queridinho aqui da Pandora.)
Se você for dona(o) da Uber ou de empresas como a Airbnb, Spotify ou Tesla (que honra, ter você aqui Elon), já sabe muito deste assunto. Mas se não for, vai aprender um montão de coisas sobre ele.
O que é o empreendedorismo criativo?
O empreendedorismo criativo é um tipo de empreendedorismo que se concentra na aplicação da criatividade e da inovação para criar novos negócios ou transformar empresas existentes.
É uma abordagem que valoriza a originalidade e a experimentação em vez de seguir modelos de negócios convencionais.
Os empreendedores criativos se valem destes atributos para criar produtos ou serviços que se destacam no mercado e atendem às necessidades dos clientes de maneiras novas e únicas. Eles buscando maneiras de inovar e melhorar seus negócios, a fim de manter uma vantagem competitiva.
Além disso, os empreendedores criativos também valorizam a sustentabilidade e a responsabilidade social em seus negócios. Eles se preocupam com o impacto de suas ações no meio ambiente e na sociedade, e criando negócios que sejam social e ambientalmente responsáveis.
O empreendedorismo criativo abrange uma ampla gama de setores e indústrias, desde a moda e o design até a tecnologia e a mídia. Ele pode ser aplicado tanto em startups como em empresas estabelecidas que desejam inovar e crescer de forma mais sustentável e responsável.
Criatividade e empreendedorismo
Criatividade e empreendedorismo são duas habilidades complementares que podem ajudar a impulsionar o sucesso empresarial. A criatividade é a capacidade de gerar ideias inovadoras e soluções criativas para problemas. Enquanto o empreendedorismo é a habilidade de transformar essas ideias em ações concretas de negócios.
Os empreendedores precisam ser criativos para encontrar maneiras de se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e atender às necessidades dos clientes de maneiras únicas e jamais vistas.
Assim, a criatividade pode ajudar a gerar ideias para novos produtos ou serviços, desenvolver novas abordagens de marketing e criar soluções para novos ou antigos problemas, além de antecipar cenários.
Não basta só ser criativo
A ideia precisa se tornar realidade. E não basta ser só uma ideia criativa, aleatória e sem aplicabilidade. Precisa ser realmente uma boa ideia, útil e com sentido para os clientes (existentes ou potenciais).
Além de a criatividade por si só não ser suficiente, existe a parte de descer pro play. Ou seja, os empreendedores dever ser capazes de pegar essa boa ideia e torná-la realidade. Isto inclui realizar estudo de viabilidade do negócio, administração, planejamento, implementação e gerenciamento de todo o processo. Aproximando assim, a criatividade da eficiência (e de resultados financeiros).
Por que soluções exclusivas, bem embaladas em serviços ou produtos que os diferenciam de seus concorrentes, é receita de pioneirismo que traz a reboque sucesso econômico e crescimento no mercado.
Tudo que o empresário brasileiro quer.
Marcas reconhecidas pelo empreendedorismo criativo
Existem várias marcas que se destacaram pelo por isso. Listamos a seguir alguns deles.
- Airbnb: é uma plataforma de compartilhamento de hospedagem que revolucionou magistralmente a indústria hoteleira. Ela permitiu que as pessoas aluguem quartos ou propriedades inteiras de forma alternativa aos hotéis tradicionais. A empresa combinou criatividade e inovação para criar uma plataforma de hospedagem única.
- Tesla: é uma empresa de veículos elétricos de alto desempenho, fundada por Elon Musk. Ela trouxe inovação e criatividade para a indústria automobilística, desafiando o status quo e popularizando os veículos elétricos com um design atraente e tecnologia avançada.
- Spotify: é uma plataforma de streaming que sozinha trouxe uma revolução na maneira como as pessoas ouvem suas músicas. Ele oferece acesso a um vasto catálogo de músicas em qualquer dispositivo. Seus criadores combinaram criatividade e tecnologia para transformar radicalmente a indústria da música.
- Warby Parker: é uma marca de óculos que trouxe inovação para a indústria óptica, oferecendo produtos de alta qualidade a preços acessíveis, diretamente aos consumidores. Eles utilizaram a criatividade para criar um modelo de negócio disruptivo, eliminando intermediários e oferecendo uma experiência de compra inovadora.
Esses são apenas alguns exemplos de marcas que trazem no seu DNA o empreendedorismo criativo. Mas há muitas outras ao redor do mundo, em diferentes indústrias e setores, trazendo inovação, originalidade e uma abordagem única para o mercado em que atuam.
Uma tendência mundial?
Sim! O empreendedorismo criativo é uma tendência em ascensão nos negócios, acelerado e intensificado pelo cenário mundial de saúde. Com ele, muitas pessoas perderam seus empregos e foram forçadas a procurar novas oportunidades de se virar para sobreviver, pondo à prova toda a sua capacidade criativa.
E não só CPFs sofreram (e sofrem) com isso, muitos CNPJs também.
Reconhecemos que há uma certa beleza presente no empreendedorismo criativo: criatividade, a inovação, a sustentabilidade e a responsabilidade social.
Mas não se engane, ele vem, brutalmente impulsionado pela crise econômica que muitos mercados ainda enfrentam. Somando-se ao impacto das mudanças tecnológicas e das novas formas de trabalho. Todos frutos da economia pós-pandemia.
Assim, enxergar o novo passa a ser uma necessidade de sobrevivência de muitos negócios.
Outro ponto importante, é que com o avanço das tecnologias, novas oportunidades estão surgindo em áreas como a inteligência artificial, a robótica, a realidade virtual e aumentada.
Além disso, as novas formas de trabalho, como o trabalho remoto e o freelancer, estão permitindo que mais e mais pessoas empreendam e trabalhem em seus próprios negócios criativos.
(Como nós, em cada Unboxing da Pandora, especialmente para você!)